Toda empresa conhecida no mercado, ao atualizar sua marca, recebe críticas e elogios por parte de seu público-alvo. Existe um período até que todos se acostumem àquela nova identidade, seja ela completamente alterada ou apenas atualizada.

Mas o que você, enquanto empreendedor, deve considerar ao analisar as versões apresentadas durante o redesign?

  1. Lembre-se que design é funcionalidade e até o aparentemente mais simples logotipo carrega uma série de conceitos por trás. Um ótimo trabalho de branding também ajuda na transição.
  2. Outra coisa a ter em mente é que um redesign ou rebranding deve ser pensado respeitando a identidade da empresa e do seu público-alvo. Muitas vezes, o que agrada você, pessoa física, não é o que funciona para a sua empresa. Para obter sucesso, analise dados, faça pesquisas, busque respostas, e tome decisões baseadas nos dados interpretados e nos profissionais envolvidos no processo.
  3. Redesign de marca é uma maneira de comunicar de forma eficiente e bem resolvida quem é a sua empresa. Portanto, deve ser feito de forma cuidadosa, pois sua marca vai continuar por vários anos e deve se manter atual frente às tendências que venham a surgir.
  4. Menos é mais. Logotipo é diferente de ilustração e muitos elementos dificultam as muitas aplicações que ele pode vir a ter.

O logotipo da Apple é reconhecido em todo o mundo, mas a empresa começou com a marca da esquerda e depois adotou a maçã colorida. Imagine só o choque que foi o redesign na época!

E quando eu devo fazer um redesign ou rebranding da minha marca?

  1. Quando o logotipo não reflete a contemporaneidade da marca. Logos ficam datados e devem ser atualizados ou reformulados em alguns momentos de vida da empresa.
  2. Uma mudança de segmento de mercado também desperta a necessidade de se repensar a identidade visual da empresa.
  3. Um novo posicionamento. Quando você precisa falar com um novo target, deve considerar a mudança.

Porém, tenha sempre em mente que com marca não se brinca e a história de uma empresa é construída diariamente. O intervalo entre as mudanças de logotipo deve ser de alguns anos e uma simples atualização pode ser a mudança necessária para a sua marca ganhar ainda mais credibilidade no mercado. Não esqueça também de registrar cada novo logotipo para ter a segurança de que ninguém mais poderá usar aquela imagem em uma empresa.

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