Patente e Desenho Industrial

Se você criou ou ajudou a criar um produto ou tecnologia que não existe no mercado, é possível obter uma patente junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI.

A patente é um título de propriedade expedido pelo Governo Federal que garante ao inventor um monopólio temporário sobre o uso e a exploração comercial da invenção em todo o Brasil. Com ela, você poderá negociar sua ideia, vendendo ou licenciando o direito  em troca de royalties.

Em regra, você pode patentear um produto, ferramenta, máquina ou hardwares que não exista no Mercado ou pedir a patente de alguma melhoria no uso ou na fabricação deles. É possível ainda patentear um processo químico ou industrial, se eles forem mais eficientes que os processos convencionais.

Mudanças no design de produtos ou embalagens também podem ser registrados. São os chamados desenhos industriais.

O que é patente? E o que não é?

Está investindo tempo, dinheiro e esforço em uma ideia inovadora, mas não sabe o que é patente e o que não é patente segundo a Lei? Se você respondeu sim, é porque já deve saber a diferença entre uma patente "faz de conta" e uma patente "de verdade". Se não, sinto...