Marcas

Toda empresa é conhecida por um nome e, quase sempre, por um simbolo ou desenho (logomarca ou logotipo), e  sua reputação no mercado é ou será o bem mais valioso do seu negócio.

Ao iniciar uma empresa, é fundamental escolher uma marca que atenda o disposto em nossa legislação, principalmente que não viole o direito de outras pessoas, caso contrário, futuramente você poderá ter problemas, como ser obrigado a mudar repentinamente de marca, pagar indenização pelo uso desautorizado e até responder por crime.

Além disso, não é interessante que exista no mercado uma empresa igual o semelhante a sua com a mesma marca, ou com uma marca muito parecida, pois seus clientes, parceiros e fornecedores provavelmente se confundirão. A qualidade do produto ou serviço de uma empresa será associada a outra, e vice-versa, assim como as críticas. Só é possível evitar esse tipo de problemas com uma marca registrada.

Empresas concorrente, ao perceberem que sua marca é registrada, terão maior receio em copiá-la. Se, mesmo assim, sua marca for “pirateada”, com o registro você poderá tomar as medidas legais para interromper o uso indevido e obter ressarcimento dos danos causados. Sem falar que a marca é considerada um bem móvel e, quando registrada, soma-se ao seu patrimônio, podendo ser avaliada, vendida, licenciada ou franqueada.

Por isso, para obter o título de propriedade da sua marca é fundamental que você registre-a no Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI.

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