Como escolher um bom nome para a minha empresa? - Marcas e Patentes Fortaleza
Naming é o processo de escolha do nome de um produto, serviço ou empresa. À primeira vista pode parecer fácil, mas um bom nome pode atrair clientes e potencializar seu negócio ou produto.
A criação do naming é um importante e, muitas vezes, demorado processo na construção de uma marca. Engana-se quem pensa que tal escolha deve ser a primeira a ser tomada. A criação do nome é fruto do Branding, um processo de identificação de identidade da marca e definição do posicionamento. O Branding, quando bem feito, facilita a criação do naming e permite que a empresa inicie suas atividades sabendo seu propósito.
Caso opte por fazer o naming de sua empresa sem auxílio profissional, comece fazendo um brainstorming com possível nomes e palavras associadas à sua marca sem filtrar os bons ou muito ruins. Neste primeiro momento deixe a imaginação fluir. Passe cada um dos nomes pelo crivo das dicas abaixo e elimine aqueles que não são adequados. Teste! Teste muito! Uma vez decidido, faça o registro da marca e compre os domínios associados.
 
DICAS
 
Gurus da comunicação especializados em naming criaram algumas regras para facilitar a criação de novas marcas:
 
Refletir o propósito da marca
Adequado ao que se pretende vender
Curto, de fácil pronúncia e escrita
Fácil memorização
Lícito e sem duplo sentido
Estar disponível para registro (junto ao INPI, demais órgãos e online)
Fácil pronúncia em outros idiomas (em caso de planos de internacionalização)
 
NÃO ESQUEÇA!
 
Hoje existem empresas especializadas em naming, que podem gerir todo o processo de escolha e ajudar você na primeira etapa. Quanto ao registro junto ao INPI que protegerá o nome e sua marca, conte com a PensarTe! Somente um escritório especializado e com anos de experiência no tema poderá orientar você nesta etapa!
×
Precisando registrar sua marca? Entre em contato conosco!