Abrir uma franquia: passo a passo de como começar um novo negócio!

Você já parou para pensar que uma excelente possibilidade de negócio pode ser uma franquia?

As franquias são um sistema de negócios que se encontra em plena expansão atualmente. Ele junta o desejo de ter o próprio negócio a um modelo de sucesso já amplamente testado no mercado.

Com um risco relativamente baixo, esse tipo de empreendimento torna possível a aspiração de trabalhar por conta própria, em associação a uma marca que já conta com um nome reconhecido no mercado.

Você sabia que no Brasil já existem mais de três mil marcas de franquias em operação? E o número não para de crescer…

Então, se você está pensando em abrir uma franquia, esse texto foi feito para você!

Veja o passo a passo para abrir uma franquia

como abrir uma franquia

Ainda que abrir uma franquia seja um processo relativamente mais simples do que começar um negócio do zero (até porque você já terá um modelo estruturado e suporte de profissionais preparados), ainda é preciso estar munido de todas as informações importantes para fazer um bom negócio.

Confira, passo a passo, como abrir uma franquia!

1º Passo: Pesquisa Inicial

O pontapé inicial para abrir uma franquia é a pesquisa de mercado.

Antes de fechar o negócio, você deverá conhecer os modelos de operação, produtos e serviços, além das atividades de rotina do segmento que você quer investir. Portanto, avalie as tendências de mercado e identifique o que se encaixa na região onde o negócio será aberto.

Além disso, é importante conferir se o franqueador possui sua marca registrada no INPI. Somente com o registro da marca que o franqueador pode licenciá-la aos franqueados sem riscos ao empreendimento.

2º Passo: Investimento

É importante você saber inicialmente de quanto você dispõe para investir na franquia. Lembre-se que para ganhar dinheiro você tem que primeiro investir algum valor!

Você vai precisar pagar a taxa de franquia, taxa de royalties, publicidade, aluguel, salários e impostos.

Então, analise bem suas possibilidades antes de tomar uma decisão!

3º Passo: Reunião

Escolheu a franquia? Estão está na hora de marcar um encontro para discutir questões relevantes para o seu futuro negócio!

Um aviso: jamais vá para as reuniões sem preparo prévio! É importante que você pesquise e leia sobre a marca que você pretende investir, todos os requisitos, elabore algumas perguntas básicas e não deixe de reunir o máximo de informações possíveis antes de adentrar a fundo nesse negócio.

Tudo isto será essencial para a sua decisão: o investimento deve ser muito bem pensado e não deve ser feito por impulso.

4º Passo: Cadastro

Geralmente será solicitado pelo franqueador que você preencha uma Ficha de Pré-Qualificação, onde será analisada a sua disponibilidade financeira, suas aptidões e sua situação junto aos órgãos de proteção ao crédito, entre outras análises feitas por cada marca.

5º Passo: Contrato

abrir uma franquia

Se você quer abrir uma franquia, saiba que o momento de assinar o contrato é importantíssimo para o negócio!

Dessa forma, o próximo passo é a assinatura do Contrato de Franquia, um documento formal, onde o franqueado e o franqueador confirmam o aceite da relação comercial.

Esse contrato contém os direitos e deveres de ambas as partes e dá ao franqueado o acesso ao uso da marca, modelo e experiência do franqueador.

No contrato de franquias há uma permissão do uso de uma marca que já existe para um terceiro (nesse caso, para você). Esse acordo permite ao franqueado a utilização do signo em produtos, serviços e propagandas.

Lembre-se de avaliar minuciosamente o documento antes de assiná-lo, para saber como será desenvolvida a relação. Na maioria das vezes, são cláusulas padronizadas e há pouca margem para mudanças, mas alguns pontos são negociáveis. Se possível peça a um advogado ou alguém especializado na área para dar uma olhada antes da assinatura!

6º Passo: Taxa de Franquia

Na assinatura do Contrato de Franquia, será necessário o pagamento ao franqueador da taxa de franquia. Essa quantia refere-se ao direito de entrada ao sistema de franchising da marca.

Essa taxa varia bastante entre marcas, visto que leva em conta vários fatores, como a rentabilidade que a marca oferece, há quanto tempo opera no mercado, quantos estabelecimentos existem, investimento na reforma do ponto comercial, estoque inicial da franquia, entre outros. Por isso, antes do pagamento, analise as condições e o que está incluso!

7º Passo: Abertura da Franquia

É importante que você escolha um local com bom fluxo de pessoas. Para isso, antes da locação ou compra do espaço, avalie se ele está em uma zona que permite que a empresa exerça suas atividades e se área está aberta para receber o empreendimento.

Dica: pesquisas de geomarketing podem ser importantes para a escolha do ponto onde você quer instalar sua franquia!

É bom que você procure um contador para preparar toda a documentação de sua empresa, do aluguel do imóvel, de alvará de funcionamento na prefeitura, entre outros.

8º Passo: Consultoria e acompanhamento

A marca geralmente fornece auxílio ao franqueado através de visitas regulares feitas por um Consultor de Campo, algumas inclusive mantém centros de treinamento permanente para que os funcionários sejam treinados com frequência, permitindo a boa qualificação dos profissionais.

Você não deve hesitar em pedir ajuda sempre que sentir necessidade.

Lembre-se que sua empresa representa a marca, e é vital para o sucesso do negócio como um todo que tudo corra de forma correta e de acordo com os padrões estabelecidos pelo franqueador.

9º Passo: Atendimento ao cliente

Pesquisas já têm comprovado que muitas vezes um atendimento ao cliente de qualidade chama mais atenção à sua empresa do que o preço do produto!

Então lembre-se de preparar sua equipe para um atendimento de qualidade, pronta para auxiliar todos os tipos de clientes e resolver problemas de forma personalizada.

10º Passo: Foco e persistência

Saiba que administrar um negócio requer tempo e persistência, as coisas não dão frutos da noite para o dia. Portanto, mantenha o seu foco direcionado para o trabalho árduo e persistente que com o tempo os resultados positivos vão aparecer.

 registrar marca de franquia

E então, está pronto para abrir uma franquia?

Não se esqueça de investir somente em uma franquia que possua o devido registro da marca, para não entrar em um negócio arriscado e sem segurança jurídica! Se você tiver dúvidas sobre como registrar uma marca no INPI, não deixe de consultar esse post completo sobre o assunto!

Se ainda tiver dúvidas, entre em contato conosco. Ficaremos felizes em lhe auxiliar!

Gostou do conteúdo? Compartilha conosco!

 

 

FALE COM UM ESPECIALISTA:




Precisando registrar sua marca? Entre em contato conosco!
Powered by